O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise em Adolescência é uma parceria entre a Escola de Psicanálise de Curitiba e o psicanalista Sandro Cavallote. Ambos dividem um fascínio pelo estudo do reconhecimento do jovem, seus dilemas e suas subjetividades.
Partindo inicialmente do “Curso Psicanálise e Adolescência” (que, no momento, está disponível como curso livre online com aulas gravadas) desenvolvemos conteúdos que focam na visão clássica da adolescência, assim como elementos constituintes das teorias freudianas, para traçar paralelos com a contemporaneidade e as perspectivas de acolhimento a partir de autores que possam oferecer construções mais modernas e que envolvam dilemas atuais, como as redes sociais, a internet, os jogos eletrônicos, e muito mais.
Posteriormente foi estrutura o GPA (Grupo Psicanálise e Adolescência – EPC), solicitado pela primeira turma do curso e que gostaria de dar continuidade às pesquisas e trocas sobre o assunto. O material desenvolvido pelo grupo resultou no 1º Seminário do Neppa/EPC, realizado no final de 2023, com mais de 200 participantes, 8 palestras com focos variados focados sempre no adolescente, além de direcionar o valor simbólico solicitado para participação para a ONG Interferência, que cuida de adolescentes há mais de 10 anos na Zona Sul de São Paulo. Em 2024 desenvolvemos nosso 2º Seminário online, com 8 apresentações e mesas redondas. E o projeto para 2025 foi expandido para produção de textos, podcast, minicursos, entre outros conteúdos. Tudo desenvolvido pelos participantes. E o projeto já está em desenvolvimento para continuidade em 2025 e anos subsequentes.
O Núcleo continua suas trocas e desenvolvimentos de conteúdos diversos, como o podcast SePáPod?!, o boletim bimestral, as aulas ao vivo (disponíveis no Youtube) e uma variedade de outras formas de transmissão.
E em 2025 lançamos nosso projeto mais ousado: a Pós-Graduação Lato Sensu, que já está com alunos em plenas aulas, com abertura de inscrições para turmas semestrais.
Coordenado pelos psicanalistas Fabrício Tavares e Sandro Cavallote, o Neppa/EPC busca unir estruturas teóricas com práticas que possam ser revertidas para o coletivo, além da elaboração de conteúdos variados que envolvam a psicanálise ortodoxa com base freudiana, além de complementações que façam sentido ao traçar paralelos com a contemporaneidade.
Se interessa conhecer mais sobre psicanálise e adolescência, conheça nossos projetos e faça parte do Neppa/EPC.